quarta-feira, 26 de novembro de 2008

REVOLUÇÃO DO BAIXO CLERO !

Fato pitoresco na política local acontecerá com a posse dos novos vereadores em janeiro de 2009. Nunca na história deste município (grifo) será tão importante a participação dos partidos ditos pequenos no cenário municipal.

Juntos o baixo clero (PPS, PSL, e PDT) e demais partidos coligados obtiveram mais de 65.000 votos nominais e elegeram 04 vereadores.

Pois bem, basta uma análise rápida para detectarmos que somados PPS, PSL e PDT, formando um bloco independente, formariam uma bancada de 04 vereadores, e ficariam com o poder decisório em todas as questões relevantes da casa. Além disso, serão decisivos na eleição da mesa diretora. De um lado estão PT, PMDB e PP com um total de 08 (oito) votos e de outro PSDB e DEM com 07 (votos), ficando portanto o “fiel da balança” com o PPS, PSL e PDT os quais decidirão a questão.

A tão propalada independência do legislativo municipal nunca esteve tão próxima de acontecer. Muito bom para Joinville e melhor ainda para os munícipes que terão a certeza que os temas polêmicos e relevantes para a cidade terão seus debates assegurados.

Tudo isto ainda são hipóteses e suposições, pois o jogo político está apenas no início, porém é salutar a reflexão.

No dia primeiro de janeiro de 2009 teremos estas respostas com relação a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Joinville. E as questões aqui levantadas serão respondidas: Teremos um legislativo forte e independente ou um cartório de homologação do governo municipal?

Gilberto de Souza Leal Júnior

Nenhum comentário:

Postar um comentário